![]() |
Assembleia de Deus Plenitude Aureny III |
O inicio dos trabalhos na Congregação do Jardim Aureny III - Ministério da Missão, hoje, Assembleia de Deus Ministério Plenitude, ocorreu no ano de 1995. O Missionário Obadias Cavalcante de Alencar, que hoje é pastor na cidade de Pucallpa - Peru, ainda jovem, com muita coragem e vontade de fazer a obra do Senhor, deu inicio a igreja no bairro Aureny III, em Palmas-Tocantins.
A obra em seu início, teve a participação do pastor Maciel Santana de Saraiva, presidente do campo na época, que autorizou o irmão Edson (pai do Missionário Antonio Carlos Santos, (Irmão Carlinhos, fundador do trabalho no Jardim Aureny IV) juntamente com o Missionário Obadias, a procurar um ponto onde pudesse dirigir os cultos.
A direção dos cultos era intercalada entre os dois obreiros, até que Obadias Cavalcante foi oficializado como dirigente oficial naquele bairro. Aureny III, localizado na região sul de Palmas-TO, é o maior bairro da capital, e que já teve o nome de Bairro da Liberdade.
Obadias Cavalcante morava com o então presbítero, Nahum Sousa Lima, uma vez que são conterrâneos e pertenciam a mesma igreja em São Paulo. Vale citar a importância do pastor Nahum Sousa Lima, bem como o saudoso pastor Juarez no inicio desta obra, vez que foi na sua residência que começou a ser realizado os primeiros cultos no bairro.
Por ser início de um trabalho, havia a participação de muitas crianças ajudando no louvor e demais trabalhos. Mas Obadias sempre foi um homem de fé e muita coragem, alugou um salão, providenciou cadeiras, som e microfones. Na autoridade que Deus lhe deu, com uma pequena caixa de som, fazia um barulho tremendo e pregava como se fosse para uma grande multidão ou em uma igreja lotada.
Com o trabalho estabelecido e ainda solteiro, quem substituiu o pastor Obadias Cavalcante, tomando posse na direção do trabalho, foi o pastor Leandro Pinto da Silva. Na sua gestão, foi lançada a pedra fundamental para construção de um templo na Rua 26. O local onde seria a construção da Igreja, segundo informações, hoje se encontra uma igreja de outro ministério. Nessa época ingressou no Ministério, em dezembro de 1995, o pastor Timóteo Miranda.
A título de informação e para que fique registrado na linda história desta igreja, ao deixar a igreja no Aureny III, o pastor Obadias Cavalcante abriu um trabalho deste ministério na cidade de Aparecida do Rio Negro-TO. Neste período e sem nenhum apego material, doou sua casa para missão, situada na Rua 38, Quadra 184, Lote 14, no Aureny III, local onde fora realizados os cultos por alguns meses.
Após casar-se com a irmã Milena Andrade, o Missionário Obadias foi para a cidade de Araguaína-TO, voltou a Palmas e depois ficou três anos no estado de São Paulo, sendo enviado como Missionário ao Peru, onde permanece por mais de vinte anos na direção da Iglesia Asamblea de Dios Monte Sion, igreja que ele também fundou.
O pastor Hermes Feitosa de Lima, que já havia assumido como presidente do campo deu posse ao diácono Francisco Lopes dos Reis, em substituição ao pastor Leandro Pinto da Silva. Francisco Lopes, ainda diácono, deu uma contribuição valiosa para o crescimento da igreja e reino de Deus, dirigindo os cultos na casa doada pelo Missionário Obadias Cavalcante.
Posteriormente, quem assumiu a direção da congregação foi o pastor Moacir Bispo Viana, que dirigia os cultos ainda na casa doada, depois mudou para o novo terreno onde hoje se encontra a congregação. Nesse período, apareceu uma pessoa alegando ser o dono do lote, que alguém tinha passado para igreja um bem que lhe pertencia. O pastor Francisco Lopes dos Reis, junto com o pastor Timóteo Miranda e outro irmão, foram conversar com o rapaz que alegava ser o dono, e apresentava uma Cessão de Direitos. Lopes, que sempre foi um homem pacífico, fez a intermediação e finalmente um acordo, e assim foi possível prosseguir com a construção com mais liberdade.
O rapaz relatou ter sido evangélico, e sabendo que era para construção de uma igreja, solicitou que fosse pago algumas prestações que ele tinha atrasadas junto a uma loja em Palmas, abrindo mão de por meios da justiça tentar obter a posse do imóvel.
Moacir Bispo Viana começou a levantar as paredes do templo, mas antes de sua conclusão, foi substituído pelo então Evangelista, Raimundo Nonato Alves de Miranda (Pastor Timóteo), tempo em que a obra foi concluída, terminando as paredes, cobertura, pisos, portas, som e outros instrumentos para maior conforto na realização dos cultos.
Com a chegada do novo presidente, pastor Zacarias Manoel da Silva, o irmão Osias Batista de França, jovem, solteiro, presbítero e vice- dirigente da congregação, assumiu no lugar do pastor Timóteo Miranda. O novo dirigente casou-se com Janilma Placidônio, no dia 16/09/2000, e hoje é vice-presidente do campo.
Depois de um período a frente da obra, o presbítero Osias Batista foi substituído pelo pastor Timóteo Miranda, Secretário do Campo, que retornou a direção da igreja. Depois de um tempo dirigindo aquele trabalho, foi novamente substituído, desta vez pelo pastor Derisvaldo Bezerra da Silva. Após saída do pastor Derisvaldo Bezerra, quem assumiu a obra e ficando por cerca de sete anos, foi o pastor Edmilson Farias de Lima. O pastor Osias Batista de Franca o substituiu em seguida, ficando também por um bom período na congregação.
Atualmente, o evangelista Marcelio Ferreira Valdivino é o dirigente da congregação, ele também é o segundo vice-presidente do campo, além de ser o responsável pela Congregação do Assentamento Prata, que fica próximo a cidade de Marianópolis-TO.
Uma curiosidade, um fato importante a destacar, é que os pastores: Francisco Lopes, Timóteo Miranda, Osias Batista, Edmilson Farias e atualmente Marcelio Valdivino, todos dirigentes do Aureny III, se tornaram vice-presidente do campo.
Um fato citado pelo pastor Osias Batista de França, ocorrido na Congregação do Aureny III, tempo em que o pastor Pedro Neuton Lopes Filho era presidente e o pastor Timóteo Miranda o dirigente, ocorreu um mover do Espírito muito lindo durante uma festa de senhoras. Com a ministração do pastor Adeuvaldo Cabral, dia 31 de maio de 1998, foram cerca de trinta pessoas batizados com o Espírito Santo. Dentre elas os pastores Osias de França, Edmilson Farias e Domingos Ferreira, os dois últimos, homens de Deus que se tornaram pastores e hoje faz a obra de Deus em outro ministério.
Eu teria muitos outros detalhes a relatar, contar as muitas bênçãos que ocorreram naquele lugar, de pessoas maravilhosas que passaram ali. Uns que foram para glória, outros que ficarão para sempre na memória, e de outros que deram sangue e suor para que tudo isso viesse acontecer. Porém, o mais importante é que esses homens e mulheres de Deus fizeram sua parte, outros virão e também farão história, pois a obra é de Deus e Ele é fiel.
Pastor Timóteo Miranda
Nenhum comentário:
Postar um comentário