quarta-feira, 18 de maio de 2022

Nome de unidade de saúde no Aureny III, é em homenagem a agente de saúde que faleceu em seu horário de trabalho

Centro de Saúde Comunitário Laurides Milhomem, recebeu esse nome, em 2009, pelo ex-prefeito Raul Filho, como uma homenagem aos serviços prestados pela Agente Comunitário de Saúde. 

Por Timóteo Miranda, estudante de jornalismo 

O trabalho dos Agentes Comunitários de Saúde, é imprescindível à comunidade, e desde sua criação, tem sido um suporte aos hospitais e UPAS. Seja na agilização e consultas básicas, onde o paciente agenda consultas, é atendido, faz alguns tipos de exames, consultas médicas com alguns profissionais, podendo ser encaminhado para as UPAS ou Hospitais, quando o caso exige maior cuidado. 

O bairro Jardim Aureny III em Palmas-TO, conta com dois postos de saúde para melhor atender a população, que são: O Centro de Saúde da Comunidade Liberdade - CSC Liberdade, e o Centro de Saúde da Comunidade Laurides Lima Milhomem - CSC Laurides Milhomem, este leva o nome em homenagem a uma agente de saúde, que morreu de infarto em casa, ainda uniformizada, repousando após almoço enquanto descansava para voltar ao trabalho. 

Devido a cidade está em crescimento, principalmente o bairro Aureny III, poucos sabem quem foi Laurides Milhomem. E o destaque é para que fique sempre na memória de todos, de uma servidora pública que perdeu sua vida ainda no trabalho, como agente de saúde da capital. Mas quem foi Laurides Lima Milhomem? 

Vinda da cidade de Itacajá-TO, Laurides Milhomem ingressou no serviço público em 2005, como ACS (Agente Comunitário de Saúde). Segundo Doraci de Oliveira Pinheiro da Cruz, ACS desde agosto de 1994, integrante da primeira equipe de agentes da então recém-criada capital do Tocantins, pioneira no serviço de saúde em Palmas-TO, conheceu de perto Laurides, da qual se tornou amiga, cita que ela era extrovertida, proativa e muito prestativa, uma pessoa otimista e cheia de expectativas, bem como tinha prazer em servir a população. Porém, no ano de 2006, após trabalho pela manhã, chegando em sua casa para o almoço e em seu horário de descanso, acabou sofrendo um infarto. Doraci cita ainda, que não deu tempo de alguém socorrê-la, pois tinha comunicado a seu pai que iria descansar um pouco, e que só chamasse às 14:00hs, pois ainda faltava cumprir o turno da tarde. Assim, quando seu filho foi chamá-la, foi surpreendido por não vê-la acordando, mesmo após insistência, no que imediatamente chamou seu avô, pai de Laurides, que infelizmente a encontrou sem vida. 
Arquivo pessoal

Segundo Doraci, prestes a ocorrer a inauguração do segundo posto de saúde no Aureny III, haviam três nomes na lista para escolha e votação na Câmara Municipal, de qual seria dado para a unidade, quando na época, o então prefeito Raul Filho, após conversar com seu Neuton e dona Lurdes, os pais da Laurides, decidiu diretamente e sem votação, que o mesmo seria chamado de Unidade Saúde da Família Laurides Milhomem, em abril de 2009. Luciano de Morais, morador do bairro e que estudou junto com Laurides, disse achar justa a homenagem que foi feito a ela em relação ao nome da Unidade de Saúde, bem como esse trabalho que traz a memória de alguém que foi importante para o bairro, e pelo fato de que é preciso valorizar os profissionais da área da saúde. 

Tentamos acrescentar mais alguns detalhes da história da Laurides, como o dia da inauguração do posto, o dia que faleceu e a idade que tinha na época, mas nada encontramos a seu respeito no posto de saúde que leva seu nome, a não ser o folder que indica o nome da unidade, vez que até a placa de inauguração que deveria estar na parede ou fincada em algum lugar do prédio, infelizmente desapareceu. Fizemos contato com a Secretaria de Saúde, através de sua Assessoria, mas até o fechamento desta matéria nada foi passado, no que a fonte mais precisa foi a pessoa de Doraci Oliveira, colega de trabalho, e que ainda guarda algumas lembranças de sua amiga e a memória dela em seu coração. 

Entendemos como justa a homenagem, pois além de todo os serviços prestados por um agente de saúde, é aquele que todos os dias sai de casa em casa, nesse sol escaldante da nossa capital, é quem leva a paz através de suas visitas, bem como a esperança para a população que sofre dependendo do sistema público de saúde, pois conhece os problemas de perto, e indica quais os caminhos a tomar em busca de consultas, exames ou recuperação de algum problema de saúde, tornando-se por vez, como um membro da família, e que alegra o paciente quando chega em sua residência, como fazia Laurides Milhomem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEGUIDORES

VISITAS