segunda-feira, 4 de julho de 2022

É preciso entender

Algumas igrejas não estão preparadas para trabalhar com pessoas que sofrem de depressão ou síndrome do pânico, alguns líderes, por falta de conhecimento, chega a dizer que isso é frescura ou coisa do demônio, usando talvez como um meio até de colocar a culpa em quem está doente, ao invês de reconhecer a falta de competência para falar no assunto. 

Uma das profissões que mais admiro é a de psicólogo, e acho que toda liderança cristã deveria ter pelo menos noção disso, até porque, nem tudo que acontece de errado na vida de alguém seja coisa do mal. Reconhecer isso já é um grande passo para ajudar alguém na cura. 

Perto de minha residência tem uma casa abandonada, que por vezes serve de refúgio para usuários de drogas ou outros vícios. Um dia desses alguém me falou que tinha uma pessoa lá dentro, e não sei onde encontrei coragem, mas fui ver quem era e do que se tratava. Para minha surpresa, era um jovem, que talvez tivesse menos de 17 anos, e se encontrava ali triste e cabisbaixo. 

Tentei tirar alguma coisa dele, usando até mesmo umas técnicas coach, mas tudo em vão, ele não respondia e apenas mexia com a cabeça, sem permitir que olhasse no seu rosto. 

Minha parte como pastor tentei fazer, e sei que ele ouviu os conselhos, quando falei de Deus e do quanto ele tinha uma vida pela frente, até entender que aquele caso parecia com depressão. A única coisa que ele concordou comigo, foi quando perguntei se aceitaria oração, confirmando com a cabeça de que aceitaria. 

Orei por aquele jovem, repreendi todos os laços e embaraços, o que pudesse está atrapalhando a vida dele, e após aquela oração ele nem se moveu, apesar de toda minha fé e empenho para ver ele se levantar. 

Percebendo que não era espiritual, e também que não era de minha competência, chamei minha esposa que é terapeuta, e ela pelo menos conseguiu tirar ele daquele local e levar pra nossa casa. Só que tinha ligado antes para um psicólogo, que se prontificou em ajudar, quando falei que da parte espiritual eu tinha cuidado, que o caso seria para um profissional da saúde cuidar, e tirar dele alguma informação.

Creio que minha esposa teria conseguido resultado, pois ele se abriu, escreveu em um papel em branco seu nome e idade, e quando ia citar seu endereço, o psicólogo chegou, e ali no meu escritório, ficaram por mais de uma hora os dois conversando. 

Não sei os detalhes da conversa, mas aquele profissional prometeu ajudar, bastaria que ele o procurasse na clinica, onde cuidaria dele gratuitamente, mesmo assim, nem mesmo para o profissional ele deu seu endereço. 

Nunca mais vi aquele rapaz e muito menos o psicólogo, mas estou cada vez mais ciente, que existem coisas mesmo que sua fé alcance tocar nas nuvens, ela não é suficiente quando o caso é psicólogico. Que jamais devemos dizer que é coisa do diabo, se nunca estudamos sobre a mente humana. 

É claro que o inimigo pode se aproveitar de uma situação, é claro que a oração pode ajudar, mas não devemos nunca ignorar e deixar de procurar um profissional da área, que seja um psiquiatra ou um psicólogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEGUIDORES

VISITAS