quarta-feira, 28 de abril de 2021

O futebol indígena no Tocantins

O futebol é um esporte coletivo que não tem sua origem bem definida, uma vez que diversos jogos de bola semelhantes a ele já eram praticados por povos da Antiguidade. Segundo alguns historiadores, foi levantada a hipótese de que o futebol foi inventado pelos índios guaranis, no atual Paraguai, dois séculos antes dele ser regulamentado no Reino Unido. 

Uma paixão nacional que encanta multidões e, cada vez mais, torna-se popular entre todos, a partir de muita luta. Primeiro, batalhou-se para o negro ser aceito, depois, para que as mulheres entrassem nesse ambiente frequentado só por homens. Dentre essas conquistas, vemos, hoje, o povo indígena se interessando cada vez mais pela prática esportiva, apesar de que, não é de hoje que eles têm esse prazer pela bola. 

A história mais conhecida é de que foi criado na Inglaterra. No Brasil teve origem em fins do século XIX, quando Charles William Miller, considerado o "pai" do futebol, trouxe o jogo para o país. Isso porque ele era filho de pai escocês e mãe inglesa e esse esporte já era conhecido na Inglaterra. 

Em Tocantins, segundo o Jornalista Reinaldo Cisterna, não existe time profissional com apenas indígenas, mas sim futebol amador, relato que foi confirmado pelo técnico de futebol Dorabel Esteves de Souza. Segundo ele, não existe time profissional, apenas disputas do campeonato das aldeias de Tocantínia. 

Dorabel de Souza é cronista esportivo e teve participação nos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas, evento de grande repercussão ocorrido em Palmas, em outubro de 2015. Ele treinou o time da etnia Xerente, que foi Campeão Mundial de Futebol Masculino. 

Um dos eventos regionais de maior destaque entre os indígenas foi a final do 3º Campeonato Capim Dourado de Futebol de Várzea, realizado dia 15 de setembro de 2018, na Aldeia Porteira, em Tocantínia. O grande campeão da competição foi o time da Aldeia Bela Vista, que venceu o time da Aldeia Salto pelo placar de 3x1. 

Timóteo (@timoteomiranda7/)
https://www.instagram.com/maritacas_uft/
Trabalho apresentado no curso de jornalismo da UFT na disciplina Jornalismo Regional

Nenhum comentário:

Postar um comentário

SEGUIDORES

VISITAS